16 de novembro de 2010

ESTRUTURAÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO E O LIVRO “MANUAL DA EMPRESA RICA"


A estruturação do pensamento estratégico gera resultados positivos quando elaborada em empresas que apresentam sincronia de recursos e ação, consistência operacional e demonstram ter resposta ao comando. O comando existe.

Quando estes fundamentos não estão vivos e atuantes na vida da empresa, acontece sempre o desperdício do esforço aplicado no pensamento estratégico. Nossa observação sobre centenas de casos mostra que esse desperdício chega a níveis elevados demais. O que acontece em geral é a prática da “Gestão por Torcida” e desta forma é a sorte que define o destino de nossas empresas.





Feita a primeira lição de casa, iniciamos agora os preparativos para o lançamento do livro “ESTRUTURAÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO”.

O tema central do livro é a busca pensamento estratégico apoiado na condição de resposta da empresa. O gráfico mostra um quadro muito sugestivo. São muito poucas as empresas que não perdem tempo com pensamentos mal estruturados e tortuosos. Apenas 5%da amostra analisada
.













A tese que desenvolvemos passa pelo fato de que somente estruturação adequada, muito preparo e disciplina gera pensamentos de qualidade e execução de igual qualidade. O tema é por demais importante. Todos sabem que é fator de construção do futuro da empresa. Esse futuro pode ter qualidade ou não ter qualidade nenhuma. Podemos ganhar tempo e qualidade de vida ou podemos perder tempo como infelizmente acontece com tanta freqüência. A energia para conseguir o resultado positivo ou negativo geralmente é a mesma.

Pensamento estratégico de qualidade é estruturado. Sendo elaborado de acordo com seqüências críticas, requer prática muito rigorosa. Requer recursos humanos altamente preparados para função tão nobre que é a de decidir os destinos de uma empresa e de todos que nela trabalham.

A estruturação de partida é o equilíbrio entre os diversos jogos que a empresa pratica. O desdobramento destes jogos estrutura o pensamento estratégico e o torna absolutamente eficaz
.















Por outro lado, com a velocidade dos acontecimentos, a elaboração antigo “Planejamento Estratégico” em cadencia anual não faz mais sentido. Viver o estado de vigília estratégica passa a ser a prática necessária. O fato notável é que a vivencia organizada desta vigília estratégica melhora muito a qualidade e objetividade dos nossos pensamentos.

Pensamento estratégico germina na harmonia do pensamento filosófico. Todos os grandes pensamentos estratégico são no fundo expressões de enunciados filosóficos. Para a partida desse enunciado encontramos a figura do “Ser Livre Pensante”. Quem é o Ser Livre Pensante? Aprendemos que ele é fator de qualidade de elaboração do pensamento estratégico por não estar submetido a todas as tutelas que os interesses de sociedade colocam em cada um de nós.

O grande mérito do “Ser Livre Pensante” é o de, por não estar submetido a tutelas de todo tipo, ver com muito mais clareza os sinais ainda fracos dos fenômenos que estão por acontecer e que virão sobre nós de forma muitas vezes atordoante. Como construir esse colaborador precioso? Este será um dos grandes desafios de todos nós.

Saudações

Luiz Bersou

Nenhum comentário: